Faça chuva ou faça sol, impossível não se deliciar com bolinho de chuva fofinho e sequinho, que só de sentir o cheirinho já nos remete à infância.
Ingredientes a saber:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 ovo ligeiramente batido
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sobremesa) de margarina em temperatura ambiente
- Cerca de ½ de xícara (chá) de leite para dar ponto
- 1 pitada de sal
- ½ colher (sopa) de fermento em pó
- Açúcar e canela em pó para polvilhar
- Óleo suficiente para fritar
Prepare o bolinho de chuva simples sequinho e fofinho com 1 ovo desse modo:
- Primeiramente em uma vasilha, despeje o ovo inteiro e bata com o auxilio de um garfo.
- Em seguida acrescente aos poucos o açúcar, pitada de sal, o trigo, a margarina e por último o fermento.
- Então mexa bem adicionando o leite aos poucos até dar o ponto da massa, não é muito mole e nem muito duro.
- Se ficar muito mole adicione mais farinha e se ficar muito duro adicione mais leite.
- Em uma panela despeje óleo, quantidade suficiente para que o bolinho fique boiando, deixe o óleo ficar bem quente.
- Para o bolinho não ficar cru por dentro, frite em fogo baixo.
- Use duas colheres (sopa) para modelar e colocar a massa no óleo (com uma você pega porções de massa do recipiente e com a outra, você empurra a bolinha de massa para a panela).
- Frite aos poucos os bolinhos de chuva virando para dourar todos os lados.
- Quando o bolinho estiver dourado, está no ponto de tirar do óleo.
- Retire com escumadeira, coloque sobre papel toalha para retirar excesso de gordura.
- Por fim, passe os bolinhos pela mistura de açúcar e canela em pó, deixando-os bem envolvidos e sirva ainda quentinho.
Observações:
- Na hora de fazer as bolinhas, pegue duas colheres para te ajudar a pegar a massa e fazer um formato mais arredondo no bolinho, quando levar para fritar não jogue a massa, coloque no óleo com cuidado para as bolinhas ficarem mais perfeitinhas.
- Não se esqueça que o óleo deve estar bem quente para não estragar a massa na hora da fritura. Na hora da fritura, abaixe o fogo para que elas não fiquem cruas por dentro.
- Assim que fritar todos os bolinhos e retirar o excesso de óleo, passe-os na mistura em pó de açúcar com canela, pois com os bolinhos ainda quentes a mistura gruda melhor.
- Caso recheie seus bolinhos de chuva com recheio cremoso, leve o creme para o congelador minutos antes e depois passe-o na farinha. Exemplo: recheio de nutella, doce de leite ou brigadeiro. Se for rechear com banana em rodelas, não há necessidade de levar ao freezer.