Receita é econômica, bem prática e muito fácil de enrolar. O resultado final é um bolinho de queijo frito macio e saboroso.
Ingredientes a saber:
Para a massa:
- 500 ml de leite
- 1 colher (sopa) rasa de sal
- 50 gramas de manteiga
- 300 gramas de farinha de trigo
- 30 gramas de queijo parmesão ralado
Para modelar o bolinho:
- 250 gramas de queijo muçarela cortado em cubinhos
- Farinha de trigo
- 1 ou 2 ovos batidos com uma pitada de sal
- Farinha de rosca
- Óleo para fritar
Prepare o bolinho de queijo frito desse modo:
- Primeiramente em uma panela grande, aqueça o leite com a manteiga e o sal.
- Assim que o leite ferver, abaixe o fogo e junte a farinha toda de uma vez.
- Em seguida misture energicamente com uma colher de pau para dissolver os grumos, até obter uma bola de massa lisa completamente destacada da panela.
- São necessários apenas poucos minutos.
- Então apague o fogo, acrescente o queijo ralado, misture bem e deixe amornar.
- Esta massa pode ser conservada na geladeira, embrulhada em filme plástico, para utilizar no dia seguinte.
- Se preferir que a massa fique mais maleável, amasse-a um pouco com as mãos.
- Divida a massa em pequenas bolinhas (cerca de 18 gramas cada).
- Logo após, forme uma cavidade no centro de cada bolinha, recheie com um cubinho de queijo e feche bem.
- Logo depois, passe as bolinhas na farinha, no ovo batido com uma pitada de sal e na farinha de rosca.
- Por fim, frite em abundante óleo quente, poucas unidades de cada vez, para não abaixar a temperatura do óleo.
- A temperatura do óleo está boa para iniciar a fritura quando, ao colocar um palito de dente, formam-se bolhas ao redor.
- Quando estiverem douradas, retire do óleo e deixe escorrer em papel absorvente para retirar o excesso de óleo.
- Servir imediatamente, bem quentes.
Observações:
- Podem ser requentadas em forno a gás ou elétrico.
- Se preferir, congele depois de terem sido empanadas, para serem fritas na hora de servir, sem precisar descongelar.
- Pode-se empanar as bolinhas passando na água com um pouco de farinha ou na água muito fria (quase gelada) e depois na farinha de rosca.
Rendimento:
- Aproximadamente 45 bolinhas de queijo.
Veja também: